Sobre

HISTÓRIA!

    O Centro Espírita Chico Xavier foi fundado em 2 de abril de 1980, pelo Sr. Hírcio Marques de Sousa, primeiro presidente da instituição, e por outros frequentadores do Centro Espírita Humberto de Campos, dentre eles: Teresa Fontenele de Araújo, José Horlando de Araújo e Manoel Fontenele.

    A primeira sede funcionou, provisoriamente, em uma casa alugada no conjunto IPASE, mudando de endereço por mais três vezes, até o atual. Mantinha reuniões mediúnicas, palestras públicas e uma sopa fraterna para idosos carentes, esta última coordenada pela Sr.ª maria Bittencourt Lopes, médium muito respeitada e conhecida, carinhosamente, como Dona Maroca.

    Ao longo dos anos, o Centro teve como presidentes: Laila Freitas de Oliveira, Norma Sheila Freitas de Oliveira, Djalma Miranda Texeira, Cilso Marques e Maria das Dores da Silva Rodrigues (Dora). O presidente atual é o Sr. Everaldo Lopes Amorim, trabalhador da casa por mais de 12 anos.

    A sede própria, situada na Rua Borges Machado, nº 915, no bairro Pindorama foi inaugurada em 1990. O terreno foi doado pelo Sr. Heliodoro Rodrigues de Farias e as instalações foram construídas com recursos provenientes de eventos, bem como da contribuição de trabalhadores, simpatizantes do Espiritismo e empresários. No endereço próprio, foi implantada a evangelização infantil, atividade que se tornou uma das prioridades da instituição.

    No aniversário de 15 anos do Centro, foi realizada a 1º Semana Espírita Chico Xavier, evento anual que, até os dias atuais, congrega todas as casas espíritas de Parnaíba.

    Atualmente, o Centro desenvolve as seguintes atividades semanais: Atendimento Fraterno, Reunião Pública, Tratamento Espiritual, Campanha de Fraternidade Auta de Souza, Campanha de Esclarecimento Chico Xavier, Escola de Estudos Espíritas, Evangelização Infantil, Mocidade Espírita, Postos de Assistências, Sopa Fraterna e outras. Clique aqui para saber mais sobre os Postos de Assistências.

    O Centro realiza estudos por meios de cursos sistematizados e foram criados os Institutos da Caridade, Esclarecimento e Família, Mediunidade, Divulgação, Jovem e Criança. Hoje a instituição desenvolve trabalhos de divulgação em outras cidades do Piauí, Maranhão e Ceará. Realizou a 1ª Campanha de Fraternidade Auta de Souza em abril de 2006 e o 1º Encontro Fraterno Auta de Souza em novembro do mesmo ano, sediou em 2013 a 56ª CONCAFRAS-PSE.